domingo, abril 13, 2014

Reflexões

Meu velho um dia falou
Com seu jeito de avisar:
- Olha, o mar não tem cabelos
Que a gente possa agarrar
Timoneiro - Paulinho da Viola


         Surpreendo-me sempre e a cada dia com o efeito que sua presença ou ausência tem no meu cotidiano que, de resto, sempre foi tão sem glamour, numa sucessão de dias absolutamente iguais.
            Um prolongado silêncio, uma inexplicável ausência me rouba as cores, tranca minha aquarela deixando apenas o cinza chumbo dos dias nublados e frios. As letras embaralham-se e em meio ao caos nada faz sentido, nem um único parágrafo consegue se ordenar... No redemoinho onde sou atirada, tendo manter a calma, para não naufragar, atando-me vorazmente a todas as âncoras.
            Com  a formalidade que absolutamente já não cabe entre nós, nos encontramos e, antes que possamos conversar, observo extasiada como sempre e a cada dia sua beleza se destaca entre seus pares.
Todo meu ser se dilata num orgulho infantil e compartilhável: Não, não necessito gritar ao mundo todo o quanto você é importante, o quanto é lindo e como sua presença modificou minha vida para melhor. Basta-me sabê-lo, basta-me dizê-lo a você, nada mais!
É muito interessante o fenômeno de que cada cor parece ser desenhada, criada, para você como se a luz se refletisse nos pigmentos de uma forma única, original. A camisa preta é tão perfeita quanto a branca que é tão linda quanto a rosa ou a verde ou nenhuma...
Seu rosto sério e sua voz grave e formal me dão medo, mas há muito tempo aprendi a controlar essa emoção. Durante a maior parte do tempo não vislumbro – embora procure desesperadamente – um único traço de suavidade ou sorriso no seu rosto querido. Por fim seu braço se estende e sua mão enlaça a minha , então, começo a relaxar.
Banalidades dos dias que estivemos separados, como duas pessoas que necessitam achar o que falar, mas o toque de sua mão sobre a minha me parece uma bandeira branca que me acomoda entre seus braços até que atinjamos nosso destino e eu possa finalmente ver um sorriso largo que me devolve a tranqüilidade.

E a vida vai voltando aos poucos ao seu eixo e ao aviso de que você está chegando minha alma se veste de festa só para lhe esperar e eu sorrio e engalano numa alegria pueril porque o sol, ah, o sol voltou a brilhar!

As flores voam e voltam noutra estação
Só serei flor quando tu flores no verão
Pétalas - Alceu Valença



Nenhum comentário: