quinta-feira, junho 20, 2013

Acerca de Proust e outras reflexões

Eu tinha cerca de 13 anos quando recebi uma carta do meu tio-avô Augusto Tenório onde ele me dizia que as ideias de passado e futuro são meras ilusões que criamos para suportar a ansiedade do fluir das horas, na verdade só existe o presente e tudo mais são projeções que nossa mente cria para suportar a pressão do tempo que se esvai.

Foi a primeira vez em que ouvi falar de Proust e sua obra Em busca do tempo perdido. Sete longos volumes em que o autor buscou alcançar a substancia do tempo para poder escapar à sua lei a fim de apreender a essência de uma realidade escondida no inconsciente e recriada pelo pensamento,  para ao final descobrir que só existe o agora.
                      Para que meu cérebro incipiente alcançasse o que ele me explicava, tio Augusto me fez uso de uma imagem alegórica que consistia em servir o prato para almoçar, situação singela e de muita pedagogia para meu entendimento infantil de algo tão complexo quanto nossa relação com o tempo. Em seu exemplo ele me dizia que só existe o movimento de servir o prato enquanto o servimos depois tudo acabou e ninguém nos garante que almoçaremos, por outro lado, enquanto enchemos o garfo só isso existe pois entre enche-lo e levá-lo a boca o mundo gira 360º e tudo pode mudar, por essa razão devemos sempre saborear cada garfada como sendo única e a ultima, pois verdadeiramente só existe aquela que se encontra em nossa boca e tudo mais são expectativas. Não compreendi, embora tenha entendido, mas tio Augusto era um homem sábio e culto e guardei a lição.
                    Passaram-se os anos e um dia, diante de um problema no trabalho, meu chefe me disse com toda convicção que o que lhe importava era minha conduta da porta de nossa sala para dentro, para fora não lhe dizia respeito, era minha vida particular e, desde que não afetasse o meu trabalho não era da sua alçada. Acrescentou ainda, com um carinho que na ocasião não fui capaz de mensurar pelo vexame da situação, que se um dia eu encontrasse alguém disposto a dividir comigo carinho e ternura e essa pessoa estivesse disposta a me respeitar e considerar, não hesitasse, pois respeito, carinho e ternura eram as coisas mais raras na face da terra. Fiquei muito agradecida àquele homem grande e de voz gutural, mas que tinha tanta ternura no falar. Eu tinha  muito medo dele, mas naquele dia me senti como se tivesse sido colocada no seu colo e protegida como um bebe!
                         É certo que não entendi completamente o que ele me disse: como respeito, carinho e ternura poderiam ser as coisas mais raras da terra? Eu era mãe há pouquíssimo tempo e estava plena de tudo isso, mas guardei a informação. Ele me pareceu ser alguém que sabia das coisas...
                      Hoje, aqui, metaforicamente segurando suas mãos entre as minhas, recordo essas lições para dizer-lhe que o tempo que existe é o agora: nem o ontem e nem o amanhã!
                         O que realmente me importa é o momento em que você atravessa o portão da minha casa, casa cujas chaves lhe entreguei por livre e espontânea vontade, tudo o mais, tudo o que fica para além desses portões é sua vida particular e desde que não interfira aqui dentro, não é da minha alçada, a menos que seja seu desejo compartir.
                Quando sento nos seus joelhos e cavalgo suas pernas excitantemente másculas, mantendo seu rosto entre minhas palmas, e sinto suas mãos que deslizam pelas minhas costas é que a vida começa a acontecer!
                         O que importa realmente é o cheiro que que você exala quando saciado se estende sobre o mim, o perfume de que fica impregnada minha casa, minha pele, meu corpo...
                    O presente, a garfada da qual meu tio falava, é aquele momento exato onde seu cérebro percebendo, por mecanismos atávicos, o desejo que se acende no meu corpo, dilata sua pupila, acelera seu coração e nos une num só ritmo. É nesse átimo, enquanto nossa consciência se transporta aos imemoriais tempos das cavernas, quando sua mão me segura como posse e propriedade reais, que o amor se derrama sem censuras ou culpas e a vida existe plena e ilimitada.
                       Não há ontem e nem amanha, apenas o agora e ele deve ser aproveitado como se não fosse possível repeti-lo sob pena de lamentarmos, como Proust fez, o tempo perdido, o tempo que não existe e nem pode ser recuperado.
                        Perdemos uma semana inteira, talvez percamos outra, e quantas temos guardadas em nosso alforje de vida? Não sabemos, o taifeiro da vida nos é inacessível e só ele sabe o que colocou em nossa sacola de suprimentos de dias. Amanhã poderemos, olhando o corpo inerte do outro, lamentar por não termos estado por mais tempo com ele/ela, por não termos beijado mais, abraçado mais, dito palavras carinhosas, deixado a vida fluir sem nos preocuparmos com as mazelas cotidianas...Será tarde nesse momento: o tempo não volta, não temos uma segunda chance para passar a vida a limpo!
                       Seu rosto entre minhas mãos, sua mão nas minhas costas, seu corpo entrelaçado ao meu é a realidade palpável, “real”, para nós. Degustemos – la como crianças que descem pelas curvas do arco-íris!


domingo, junho 16, 2013

Tu nella mia vita...

                                                              Os anfitriões abrem as comemorações. Deslizam suaves como se tivessem  quinze anos,  sua primeira valsa, seu primeiro baile. Ela está radiante, tem os olhos brilhantes como uma adolescente cujo paquera atravessou o salão e a tirou para a primeira dança.
            Entre olhares, as pessoas conversam com tranquila intimidade. A música  ajuda a criar a magia do momento, tudo se parece com um sonho até mesmo a suave nuvem que envolve o ar.
            Você segura minha mão e sorri, levanta-se e puxa minha cadeira. Encantada entendendo o convite silencioso. Tomamos a pista e é como se o céu se abrisse: sei que ninguém está tão feliz nem tão orgulhosa como eu!
            Enquanto deslizamos entre os pares, penso como é bom olhar seu rosto aqui tão perto de mim, sinto seu cheiro e já não preciso sonhar porque você é real e está aqui, ao meu lado, a minha frente. Seguir você não exige esforço, é um movimento natural do meu corpo, do meu ser. Toda a minha vida está resumida aqui, nesse abraço que me enlaça, na alegria de poder contemplar sua face tão de perto, de desfrutar pequenas alegrias, doces momentos ao seu lado.
            Acomodo minha cabeça no seu ombro largo, capaz de suster o mundo para defender os seus e me aconchego mais a você sentindo essa deliciosa proximidade ... Meus olhos se enchem de lágrimas emocionadas.
            - Tudo bem?
            A mão que toca meu braço é carinhosa e plena de atenção e espanto, mas não é sua, não pertence à cena como também não é sua a voz que me inquire.
            Sorrio  enxugando com discrição as lagrimas que insistem em rolar:



Champagne per brindare a un incontro 
con te che già eri di un'altro (...)
(...)Io che amo solo te...

           Não, você não está aqui foi só um voo da minha alma tão cheia de saudades que lhe imaginou tão real que percorreu o salão nos seus braços, sentiu seu cheiro e caiu abrupta na realidade.